quarta-feira, 18 de julho de 2012

Dica do Dia


Antes de sair com a bicicleta lembre-se de fazer alongamento para o corpo todo. Com isto, você estará diminuindo a chance de cãibras e torções e aumentará o seu rendimento.
Alimente-se bem. 

Consuma preferencialmente alimentos ricos em carboidratos e potássio. A batata é uma ótima fonte de carboidrato e a banana e o tomate são excelentes fornecedores de potássio. O potássio reduz, e muito, a chance do atleta ter uma cãibra. Os carboidratos dão muita energia para suportar treinos fortes.

Use sempre roupas leves. Prefira as roupas de algodão a tecidos sintéticos. O algodão permite que a pele transpire. Se possível use roupas especiais para mountain-bike tais como bermuda e blusa de laicra. Estas roupas deixam o ciclista totalmente livre para pedalar e não abafam o corpo do atleta. Quando for andar no frio também tome cuidado, procure se agasalhar bem, porém não deixe o seu corpo todo tapado, pois você está fazendo uma atividade física e precisa transpirar.
 
Sempre use capacete e luvas. Quando você leva um tombo, é instintivo o ciclista levar as mãos à frente protegendo o rosto. Com a luva, as escoriações na mão serão muito reduzidas. Procure usar um capacete que se ajuste firmemente a sua cabeça e que não lhe incomode. Um modo fácil de ver se o capacete está bem preso a sua cabeça e prender o capacete na cabeça e virar a cabeça de um lado pro outro, pra cima pra baixo, mexer o pescoço pra todos os lados, depois de tudo isto o capacete deve estar exatamente no local que foi colocado, se o capacete saiu do lugar, escorregou pra nuca ou para o lado da cabeça, você deve ajustar suas tiras até ele ficar firme. Outro teste que você pode fazer pra ver se o capacete esta confortável na sua cabeça é após prender a fivela do capacete: abra bem a boca, a tira do capacete não poderá apertar seu pescoço.
 
Sempre fique atento quando andar em meio ao trânsito. Ande sempre do lado direito das ruas e avenidas, com velocidade máxima de 40 km/h. Não fique ziguezagueando na frente dos carros e veículos grandes, pois um tombo na frente de um carro pode ser mortal. Ao andar perto dos carros estacionados sempre verifique a presença de motoristas no interior dos mesmos, pois há a possibilidade do motorista abrir a porta do carro e se não der tempo de você reduzir a velocidade da bike, sofrer um acidente grave. Lembre-se: não meça forças com carros, ônibus, caminhões etc. Você é bem mais leve que estes veículos e está muito mais exposto. Nunca ofenda um motorista: você nunca sabe a reação da pessoa.
Quando for efetuar curvas, sinalize com certa antecedência para o lado que irá fazer a curva.

Sempre mantenha limpa as roupas e os calçados que você usa, pois por causa do grande calor e alto índice de umidade, a proliferação de bactérias é mais provável e isto pode até causar uma irritação à pele do ciclista.

Um comentário:

  1. Ótimas dicas pessoal, principalmente para os ciclistas novos que tem pouco contato com o mountain bike ainda! Aqui em Campinas, no Domingueiras Bike, sempre procuramos auxiliar o pessoal com dicas deste tipo e sobre a regulagem das bicicletas.

    Abraços,
    Denis Rodrigues
    (Domingueiras Bike Campinas)

    ResponderExcluir