segunda-feira, 11 de junho de 2012

Pedal Domingo 10/06 Pedal Das Usinas de SBO



             Neste ultimo domingo o pessoal do Perola Bike realizou e marcou a trilha das Usinas , mas infelizmente devido a falta de tempo acabamos não fazendo a ultima Usina que seria a Usina Cilos , mas ja esta marcada a trilha agora não faltara oportunidade . Alem de pedal Perola Bike também é cultura 


 Usina Santa Bárbara
     
     Desativada em 1995, a Usina Santa Bárbara continua sendo um dos pontos de maior identificação do Município, cuja economia cresceu basicamente em função da agricultura, notadamente da indústria canavieira. Foi tal a sua importância que, até hoje, é lembrada por seus antigos trabalhadores e moradores, na maioria, saudosos daqueles tempos. Hoje a cidade mudou, sua economia diversificou-se, o parque industrial substituiu a agricultura como principal fonte de riquezas, mas o marco histórico continua no local, como que a testemunhar a própria história que ajudou a construir. Os primeiros passos para a construção da Usina Santa Bárbara foram dados em 1877, quando o major João Frederico Rheder adquiriu áreas da Fazenda São Pedro, até então pertencentes a Prudente de Morais. Começava ali a história da cana-de-açúcar no Município. Em 1883 foi montado o primeiro grande engenho. Em 1899 foi inaugurada a destilaria de álcool. Em 1902, a destilaria começou a dar lugar à usina de açúcar e álcool, inaugurada em 25 de julho de 1914.



Usina Furlan
A História do Grupo Furlan teve inicio em 01 de março de 1888, quando Gio Batta Furlan, sua mãe Giovanna Gregnol Furlan, sua esposa Antonia Fagnoli Furlan o filho primogênito (Nicolo) além de primos, primas, tios e tias chegaram ao Brasil, pelo porto de Santos, a bordo do vapor San Martino. Logo que chegaram foram trabalhar em Campinas, na fazenda produtora de café  Taquaral de Gabriel Rodrigues de Castro, no atual bairro Taquaral. Em 26 de maio de 1900, Gio Batta Furlan comprou, por 300 mil réis, a primeira área de terra: O Sítio Matão com 4.28 hectares, local próximo da atual sede, em Santa Barbara d´Oeste.  Em 1910, Antonia Fagnoli Furlan e seus 6 filhos iniciou a produção de açúcar batido em engenho movido por tração animal e moendas de madeira. Com a morte de Gio Batta em 1915, Antonia e os filhos continuaram a administrar os negócios da família e a partir de 1928 iniciaram a produção de açúcar mascavo: 300 quilos diariamente. Em 1941, os irmãos Furlan inauguraram a Usina Hidroelétrica para geração de energia elétrica. Em 30 de novembro de 1949, a empresa recebe o nome de Usina Açucareira Furlan S/A. Em 1978 inicia a produção de etanol. Em 2012, o Grupo Furlan comemora 102 anos produzindo açúcar e 34 anos de produção de etanol.

Usina Galvão
Usina Azanha, localizada na Fazenda Galvão, em nosso município. É um importante resgate, pois quase não tínhamos informações, dessa antiga usina que desempenhou importante papel em nossa história.








Usina Cillos (sem registro)

                               A usina foi comprada na cidade de Franca, e transportada para Santa Bárbara por 70 parelhas de bois Instalada, já no ano de 1928, produzia açúcar na Fazenda Cillos. Daí por diante, foi rápido o progresso.
Favorecida pelo desenvolvimento da técnica e auxiliada pelos estímulos do governo para o ramo açucareiro, a Usina De Cillo no ano de 1965 chegou ao seu auge, produzindo 1 milhão de sacas de açúcar. Colocando-se entre as maiores indústrias do ramo no país, era grande a importância social desta empresa, que proporcionava trabalho para 1500 assalariados, tendo como dependentes uma média de 5 mil pessoas.
Nesta época, o povoado era constituído de 300 casas e tinha uma população de 1400 pessoas. Para os empregados, havia um perfeito esquema de assistência social, que abrangia convênios com hospitais de Americana e Santa Bárbara, serviço dentário, farmácia, escola, parque infantil e cinema.
A assistência espiritual era feita por frades franciscanos e padres da ordem de D. Bosco, que nos fins de semana celebravam missa na capela.

Quatro usinas já estiveram em atividade no Município. A Usina Santa Bárbara foi a maior. Atualmente, apenas uma permanece em operação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário